terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROJETO ESCOLA CIDADÃ


INTRODUÇÃO

A Associação Ação Cidadã ao cadastrar as comunidades e conhecer suas realidades, optou por realizar oficinas de capacitação profissional e alfabetização.

Daí, a necessidade de uma escola que possa capacitar os que ainda não tiveram oportunidade de aprenderem um ofício.

Com recursos financeiros escassos, cedo se pensou num Projeto modular, que permitirá a construção por fases, para ir funcionando, enquanto avança a construção, até que todo o edifício possa estar construído.


O PROJETO

A ideia base do Projeto é que as instalações escolares, no seu todo, nos façam lembrar uma pequena cidade, modelar na sua implantação no terreno, mas com traços de fachada diferentes e variados. Assim, embora a implantação das construções no seu perímetro sejam simétricas entre si, nas fachadas, as aberturas de janelas e portas, não se preocupam com a ideia do conjunto, para que se assemelhe ao que se passa nas pequenas cidades. Como elemento comum ao Projeto, uma área pergolada reduz a luz direta do sol, ventilará todo o espaço circundante aos pavilhões e iluminará as salas de aula.

As cores e os materiais respeitarão o ambiente em que estão inseridos, devendo estes, inspirarem-se na cultura local, para harmonizar a escola às construções normais, desde que, esse tenha um mínimo de valor arquitetonico.

Um jardim organizado permitirá atenuar as diferentes fachadas dos blocos.
A posição de cada bloco em relação aos restantes e a função de cada espaço foram determinantes, para a proximidade de cada uma das salas de aula, ao apoio lógico do pavilhão ao lado, ou em frente.
Por se tratar de um Projeto modular, dar-se-á prioridade aos blocos que permitirão desenvolver as primeiras oficinas, pela necessidade do espaço, pela redução do custo e rapidez da construção.

O TERRENO

Não existindo, ainda, uma propriedade para a construção desta escola e, desconhecendo-se o local, a não ser o que tecnicamente se consultou, seguiu-se o princípio da livre criatividade, não perdendo de vista o objetivo da associação Ação Cidadã.



Perante a necessidade de áreas mínimas para as salas programadas, e a estimativa do número de alunos por turma, os temas e as matérias que se propõem ensinar, pelo interesse social e humano desta escola, e por se tratar de um Projeto de longo prazo, completou-se também a ideia subjacente ao princípio da Associação Ação Cidadã.
Dessa forma, ao juntar um espaço de exposições e auditório ao Projeto, acabou por se ajustar a escola à vida familiar dos alunos que a frequentem.

O convívio entre os alunos e a família é promovido com a creche e o espaço de convivência de idosos, com locais de conforto e apoio, de estudo e de trabalho.

As hortas e as estufas são pilares da escola, para aprendizagem do ciclo completo dos alimentos, para lazer e auto-consumo.


A localização do núcleo técnico junto à entrada de serviço, reduz os riscos de acidentes, ruídos e os odores.
A segurança foi prevista, com a construçãode muros e rede ao redor, além da vigilância direta de porteiros e restante do pessoal e indireta, através dos meios de vigilância eletrônica.

Possibilitou-se para professores e associados estacionarem em local próprio, dentro da escola.



O terreno deste Projeto é retangular, com 150 metros de comprimento e 100 metros de largura, perfazendo 15.000 m2, e pode ser inserido dentro de qualquer terreno de maiores dimensões, plano ou com declives aceitáveis.



É necessário que o poder público, junto com a iniciativa privada, possam doar-nos o terreno, para que o Projeto passe a ser realidade e torne-se mais um instrumento de inclusão social. A parceria pública /privada também é fundamental para a manutenção da Escola.




A CONSTRUÇÃO


A área total de construção dos blocos é de 2.670 m2, assim distribuídas:


Bloco 1 e Bloco 2 – com 285 m2 cada
                                                                             
Bloco 1 Diretoria da escola
Secretaria
Recepção e Atendimento
Administrativo/Financeiro
Banheiros e duas salas para Informática básica


Bloco 2 Corte e costura, com duas salas para o Curso de iniciação de costura reta e Curso completo de costura
Sala para Serigrafia